Protetor para cabo é solução para mercado petrolífero.

05 de Dezembro de 2011

Com apenas 35 funcionários, a Engepetrol, com sede em Mossoró, no Rio Grande do Norte, está há quase 25 anos prestando serviços à Petrobras.

Rio de Janeiro - Os cabos de transmissão de dados de poços de petróleo deixaram de ser uma preocupação para o mercado petrolífero, que há dois anos encontrou na Engepetrol, pequena empresa instalada em Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte, a solução para os riscos de amassamento e rompimento destes cabos.

Em função do interesse de executivos de empresas petroleiras do Peru e Equador, os diretores da Engepetrol estão enviando lote piloto para aqueles países. No Brasil, os protetores estão sendo utilizados pela Petrobras, tanto em poços terrestres como marítimos do Rio Grande do Norte, tendo sido adquiridas 500 unidades. Técnicos da estatal do petróleo na Bacia de Campos, Rio de Janeiro, estiveram em Mossoró no primeiro semestre deste ano e estão prestes a fazer a aquisição do sistema.

Outro potencial comprador do dispositivo é uma empresa colombiana, que já consome materiais para poços produzidos pela Engepetrol, a partir de contatos feitos, há dois anos, na Rio Oil Gas Expo.

Idealizador do projeto, o engenheiro mecânico José Nilo Alves de Sousa Júnior, sócio da Engepetrol, explica que o seu objetivo é tornar mais segura a instalação dos sensores de captação de dados. “A relação custo/benefício é muito atrativa, porque considero que o tempo é cada vez mais precioso e este sistema melhora a confiabilidade da instalação”, justifica José Nilo.

O cabo, que se situa entre o tubo interno e o externo dentro do poço, transmite informações sobre volume, pressão e temperatura do óleo existente na formação. A solução tecnológica, que protege totalmente os tubos de produção, possibilita que as informações sejam transmitidas do fundo do poço até a superfície, de forma segura, com qualidade e eficiência.

Com apenas 35 funcionários, a Engepetrol está há quase 25 anos prestando serviços à Petrobras. Na busca constante da melhoria dos seus processos, a empresa vem ao longo dos anos implementando inovações tecnológicas no processo produtivo.

Além de possuir certificação ISO 9001 e OHSAS 18001pelo Bureau Veritas Quality International (BVQI), a Engepetrol está encontra-se em processo de certificação na ISO 14001 com foco na redução de resíduos produzidos durante os processos, e através do programa Produção Mais Limpa, objetiva garantir a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.


Engepetrol desenvolve sistema despoluidor aquático autossustentável.

Engepetrol desenvolve sistema despoluidor aquático autossustentável.

Espaçador para Dinamômetro

Luvas de união

Disco nivelador

Válvula “PREVINE”

Lubrificador de haste polida;

Avenida Industrial Dehuel Vieira Diniz, 3695 - Distrito Industrial. - Bairro Santa Júlia
Mossoró/RN - CEP: 59623-310
Fone: +55 (84) 3316-1011 engepetrol@engepetrol.com.br
Copyright © 2012 Engepetrol. Todos os direitos reservados.