Empresa do RN apresenta equipamento inovador para o setor de petróleo.

05 de Dezembro de 2011

A Engepetrol criou uma nova ferramenta, o extrator para válvula, que é usado para garantir mais segurança na retirada de equipamentos em bombas de superfície.

Rio de Janeiro - Extrator para válvula. Esse é nome dado à máquina inventada por um engenheiro do RN que garante maior agilidade operacional e segurança, minimizando os ricos de acidentes durante a retirada do equipamento. Apesar de muito técnico, o equipamento garante segurança e agilidade operacional para as empresas que atuam no setor de petróleo. Esses também são os dois maiores atributos do extrator, criado pela empresa Engepetrol Ltda., instalada no município de Mossoró (RN).

A idéia é contribuir com a diminuição do risco residual de segurança nas operações de retirada das válvulas das bombas de subsuperfície.
Segundo o diretor da Engepetrol, engenheiro mecânico José Nilo, o sistema mecânico é na realidade um dispositivo extrator que, reunindo um conjunto de peças, possibilita a liberação da válvula da bomba de subsuperfície e, quando necessário, permite o reposicionamento à condição inicial de instalação. A operação de conexão e de desconexão do sistema ocorre no centro desse extrator, quando submetido à movimentos ascendentes e descendentes, através da tração ou compressão da coluna de hastes, independentemente da profundidade do poço de petróleo.

O inventor do extrator para válvula, José Nilo, lembra que, como é de conhecimento dos especialistas nessa área, a completação (instalação de sistema de bombeio e/ou transferência de fluido) dos poços de petróleo e água, requer, por vezes, a retirada da válvula, posicionada junto ao “niple” de assentamento da bomba, para substituição do respectivo conjunto sede/esfera, seguida do reposicionamento à condição inicial. “Com a utilização desse dispositivo, essa operação de movimentação da coluna de hastes passa a ser efetuada apenas, e tão somente, com a utilização de guindastes. Sem a presença de operadores junto à cabeça do poço, minimizamos os riscos de acidentes”, explica Nilo.

DIVISOR PARA COLUNA - A empresa Engepetrol integra a REDEPETRO RN e é certificada pelo Bureau Veritas Quality International (BVQI) na ISO 9001 e OHSAS 18001 e encontra-se em processo de certificação na ISO 14001. Anualmente, submete a estrutura física, de pessoal e documental, para auditoria do órgão certificador. “É fácil perceber que há um forte comprometimento da nossa diretoria com os programas de inovação. E é através do contato direto com o mercado que surgem as percepções de demandas que, quando delineadas, são remetidas ao Sistema de Gestão Integrado (SGI) e convertidas em projeto e desenvolvimento”, garante Nilo, explicando que o SGI é um conjunto de atividades de suportação gerencial composta pelas certificações nas áreas de Qualidade (ISO-9001-2008), Segurança e Saúde Ocupacional (OHSAS 18001-2007) e Meio Ambiente (ISO- 14001).


Engepetrol desenvolve sistema despoluidor aquático autossustentável.

Engepetrol desenvolve sistema despoluidor aquático autossustentável.

Espaçador para Dinamômetro

Luvas de união

Disco nivelador

Válvula “PREVINE”

Lubrificador de haste polida;

Avenida Industrial Dehuel Vieira Diniz, 3695 - Distrito Industrial. - Bairro Santa Júlia
Mossoró/RN - CEP: 59623-310
Fone: +55 (84) 3316-1011 engepetrol@engepetrol.com.br
Copyright © 2012 Engepetrol. Todos os direitos reservados.