Engepetrol é vencedora nacional do prêmio PSQT 2012
07 de Dezembro de 2012
SESI premia 18 empresas por estarem na “vanguarda da competitividade”
O Prêmio Qualidade do Trabalho estimula a incorporação da responsabilidade social pelo reconhecimento público das melhores práticas empresariais. A concessão de aumento salarial de 5% aos funcionários que concluírem cada nível escolar permitiu à Engepetrol, uma empresa de pequeno porte do Rio Grande do Norte, elevar os lucros, a produtividade e o nível de satisfação dos empregados com a companhia. Ela foi uma das 18 empresas vencedoras da 15ª edição do Prêmio SESI Qualidade do Trabalho (PSQT), criado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e entregue na noite desta terça-feira, 04.12, em concorrida e festiva solenidade na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.
Concorreram à edição de 2012 exatamente 1.522 empresas, que empregam quase sete milhões de trabalhadores – das quais 46% micros e pequenas, 26% médias e 28% de grande porte – em seis áreas temáticas: cultura organizacional, gestão de pessoas, educação e desenvolvimento, inovação, ambiente de trabalho seguro e saudável, desenvolvimento socioambiental. “As empresas premiadas estão na vanguarda do processo de competitividade”, saudou em discurso o diretor superintendente do SESI, Renato Caporali.
O PSQT estimula a incorporação da responsabilidade social na gestão dos negócios pelo reconhecimento público das melhores práticas empresariais, que incluem a boa qualidade de vida dos empregados. Estas boas práticas elevam a produtividade e a competitividade das empresas, como demonstra o caso da FHF Recauchutadora de Pneus, empresa de pequeno porte do Espírito Santo. Ao passar a fornecer gratuitamente a seus empregados três refeições diárias balanceadas e instalar equipamentos modernos para facilitar o manuseios dos pneus, a FHF aumentou em 10% sua produção e em 9% o faturamento.
O PSQT tem duas etapas de avaliação, uma estadual, outra nacional. Para a etapa nacional, foram selecionadas 90 práticas empresariais melhor classificadas por áreas temáticas, todas submetidas a visitas in loco de consultores independentes, de modo a garantir que as empresas vencedoras fossem realmente referência nas áreas temáticas para as quais inscreveram suas práticas.
“O PSQT é a manifestação do compromisso do Sistema Indústria de promover a disseminação de tecnologias, processos e boas práticas que contribuam para o aumento da competitividade da indústria brasileira em consonância com a progressiva internalização, pelas empresas, das melhores práticas nos processos de trabalho”, assinalou o diretor-superintendente do SESI.